quinta-feira, 16 de julho de 2015
Mercado de trabalho destinado ao perfil do turismólogo (Fragmento sem revisão)
O
mercado turístico abrange muitos setores e segmentos, uma vez que se trata de
prestação de serviços, venda de imagens e recursos naturais, estes existem com
vista em uma demanda crescente, pois os turistas viajam por inúmeros fatores
motivacionais que fazem com que haja neste meio a possibilidade de trabalhar em
diferentes tipos de empresas e organizações reais, pois o turismo proporciona
um cenário que estar constantemente em mutação, de forma que a atividade
turística se renova com frequência, pois a mesma possui uma dinâmica favorável
no que diz respeito a necessidade de mão de obra qualificada para atuar e
desenvolver as diferentes esferas operacionais do setor, fazendo com que haja
geração de emprego e renda, movimentando a economia dos territórios turísticos, de forma que, operários e colaboradores são os responsáveis pelo crescimento
contínuo de tal atividade.
O
turismo como atividade coloca-se em um cenário composto por diferentes
setores, de forma que este ambiente, segundo BENI, Sistema de Turismo, SISTUR,
engloba o mercado de trabalho em diferentes planos, integrando a atividade
turística, uma vez que estes fatores se relacionam direta e indiretamente com a
inserção do turismólogo egresso no mercado de trabalho, pois os componentes dos
subsistemas do SISTUR, tendem a influenciar na qualificação do profissional,
visto que no macro ambiente, existem vários aspectos que influenciam nas
contratações desses profissionais, seja a concorrência com profissionais com
formação em outras áreas ou falta de experiência ou conhecimentos específicos.
No contexto do mercado turístico, cenário para qual o turismólogo egresso
construiu sua formação acadêmica, percebe-se que o conhecimento adquirido nas
IES não é suficiente, visto que este ambiente requer profissionais com conhecimentos
específicos, os quais não são contemplados no Projeto Pedagógico do Curso, tais
como: o conhecimento prático de ferramentas de tecnologia e informação. Tais
fatores podem ser ainda maiores dependendo do segmento do mercado turístico no
qual o turismólogo queira atuar, como a necessidade de que o profissional tenha
o domínio de línguas estrangeiras, estes aspectos existentes no ambiente do SISTUR,
assumem parcela de responsabilidade na inserção ou não do turismólogo no
mercado.
Para
o desenvolvimento adequado da atividade turística é preciso que haja no mercado
profissionais que possuam características que ressaltem a disposição inata para o profissional do turismo, de acordo
com RUSCHMANN, esta classe precisa ser composta por pessoas que tenham vocação
para lidar com sentimentos alheios, devido a heterogeneidade do público, com
vista nos aspectos culturais da demanda, tais como: regionalidade,
nacionalidade, idioma, cultura e demais diferenças sociais, de forma que a
necessidade de entendimento acerca do social, juntamente com conhecimento
técnico de operacionalização e senso
crítico, faz com que o Turismólogo tenha o perfil ideal para estar como opção
para ocupar os postos de trabalhos existentes no mercado turístico, pois,
Ao
trabalhar com turistas, o profissional tem em suas mãos uma parcela da
felicidade das pessoas, representada por suas atividades de lazer e suas
férias, um tempo “mágico”, fora do local e das tarefas da existência habitual.
Trata-se de uma responsabilidade muito grande e, para melhor entende-la, é
preciso que o bacharel em Turismo tenha as seguintes aptidões: disposição inata
para a profissão e conhecimentos técnicos. Ruschmann (2002, p.10)
Portanto,
o Turismólogo deve ser o profissional que represente as organizações presentes
no contexto da atividade turística, pois este constrói uma formação que o faz
buscar a excelência na realização das suas atribuições, tendo também a
preocupação com os aspectos sociais, de forma que o turismo aconteça prezando
pela conservação cultural e dignidade humana das comunidades receptoras, ressaltando
o cuidado com os fatores sociais, juntamente com os conhecimentos técnicos que fazem
parte do perfil do Turismólogo. Dessa forma, o perfil do Turismólogo se
diferencia dos demais por ser um profissional que possui conhecimentos técnicos
necessários e que estão atrelados ao turismo, além de dominar um conjunto de
operacionalizações específicas do setor.
Nesse
sentido, existe no mercado turístico uma série de segmentos a serem trabalhados
pelos Turismólogos, com vista na sua formação, que o permite trabalhar com vários
campos distintos, visto que a matriz curricular é idealizada para que o
graduando possa atuar eficazmente em empresas dos setores públicos e privados que
se fazem presentes no cenário que compõe o campo de trabalho. Percebe-se que o
profissional Turismólogo tem perfil para atuar em setores tradicionais que estão
vinculados ao turismo, já que a atividade precisar dos mesmos para acontecer,
no que diz respeito a prestação de serviços, de acordo com Ansarah, são estes:
Hospedagem, Transportes, Agenciamentos, Alimentação, Lazer, Eventos, Hospitalidade.
Portanto, essa grande diversidade de segmentos são campos destinados a
profissionais que tenham perfis em consonância com a atualidade e a dinâmica
desse mercado, pois o domínio dos conhecimentos específicos faz com que o
Turismólogo acompanhe esse processo de mudanças e adaptações, pois,
A
diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes empresas
envolvidas – tanto públicas como privadas – faz com que o bacharel em turismo e
em hotelaria tenha um conjunto de informações e conhecimentos específicos constantemente
atualizado. Ansarah (2002, p.44).
O
turismólogo pode ainda atuar no desenvolvimento da atividade turística, de
forma que o planejamento e gestão coloca-se como campo, uma alternativa para o
mesmo, tanto na administração pública, aonde se trabalha os fatores necessário
para o crescimento da atividade turística, no que diz respeito ao
desenvolvimento correto do turismo por profissionais que estão aptos a pensar
na atividade como algo que pode melhorar os aspectos socioculturais,
ambientais, estruturais e econômicos, como também no setor privado, aonde se
encontra nos equipamentos turísticos, a possibilidade de trabalhar com a
organização administrativa ou em áreas correlacionadas ao cenário da atividade turística.
De
forma que, deve existir inúmeras alternativas para os turismólogos egressos no
mercado turístico natalense, pois a cidade do Natal, capital do Rio Grande do
Norte contempla um grande potencial para a atividade turística, por se tratar
de uma cidade litorânea e que possui quantidade relevante de empreendimentos
turísticos, que possibilita vários segmentos, desde hospedagem, restauração,
lazer, locadoras de veículos e entretenimento, além de contar com a adoção de
políticas públicas e criação de diretrizes por órgãos como a Secretária
Municipal e Estadual de Turismo, que juntamente com investimentos tanto
públicos quanto privados, visam o
crescimento da atividade, pois o turismo é capaz de movimentar o
cenário econômico de forma que torna-se possível gerar receita e distribuí-la com
os operários do fenômeno que atuam profissionalmente na atividade.
Natal
vem se consolidando como uma das principais cidades do país a ter como
principal público os brasileiros, de forma que o Turismo doméstico no atual
momento é o responsável por movimentar o setor, uma vez que desde 2008 o turismo
internacional passa por crise, visto uma série de fatores que estão relacionadas
com a atividade turística. Natal deixou de ser um destino atrativo para
estrangeiros pela crise na Europa, que aliado aos fatores internos, como falta
de segurança, infraestrutura e qualificação dos profissionais da área,
colaboraram para a diminuição do público internacional que passou a escolher
outros destinos turísticos, de forma que o atual administração da cidade, o
então prefeito Carlos Eduardo Alves deva despertar para a atividade, pois com a
proximidade da realização da copa do mundo, o maior evento esportivo já
realizado, torna-se necessário que Natal tenha todo o contexto turístico
desenvolvido, tanto nos aspectos de infraestrutura, equipamentos turísticos,
serviços e profissionais da área, de forma que este evento possa servir de
intermédio para um fluxo contínuo de estrangeiros pós copa do mundo na cidade.
Dessa forma, a realização da copa do mundo é tida como um marco considerado
relevante para o turismo, uma vez que os olhos do mundo vão estar no Brasil,
país sede, mais precisamente nas cidades escolhidas para a realização dos
jogos, sendo necessário uma quantidade expressiva de trabalhadores para atuar
diretamente no setor turístico ou nos demais que tenham correlação com
prestação de serviços, por isso, espera-se que este evento absorva para ocupar
os postos de trabalhos em sua maioria profissionais com formação no turismo, de
forma que o turismólogo egresso seja tido como principal opção, uma vez que
este se coloca no mercado tendo competências que estão relacionadas não só com
o saber servir, como em relação a compreensão de aspectos tidos como
subjetivos, como os sociais, uma vez que em um evento como a copa do mundo,
deve-se atentar para o cuidado com os fatores culturais, pois não só os
estrangeiros, como brasileiros de diversas partes do país devem estar em Natal.
Nesse
sentido, o profissional egresso deve preocupar-se com as mudanças e tendências
do mercado turísticos natalense, estando preparado para atuar nas diferentes
esferas do setor, pós copa, pois se espera que o maior evento esportivo do mundo
realizado na capital do Rio Grande do Norte, traga mudanças em diferentes
aspectos, e que estas possam ser favoráveis para os turismólogos, uma vez que
todo o cenário da atividade deve estar aquecido economicamente, pois o processo
de globalização coloca-se como fator responsável para o intercâmbio de pessoas,
que através da compra de bens e serviços movimentam o setor, que inclusive,
tende a criar uma série de políticas voltadas para o turismo e seus
profissionais, fortalecendo a categoria, de forma que fique
visível a necessidade de turismólogos atuando diretamente com as atividades
características do mercado turístico, o que contribui para o reconhecimento da
profissão do turismólogo egresso.
Meio
a isso, percebe-se também que o mercado turístico tem como tendência a
sofisticação de seus recursos tecnológicos, de forma que todos os seus
processos sejam modernizados, a fim de melhorar o nível de qualidade dos
serviços e de diminuir cada vez mais o tempo gasto nas operações, por isso o
egresso deve se qualificar no que diz respeito aos processos de informática,
tendo conhecimento de sistemas operacionais utilizados nas organizações que
integram o cenário turísticos, procurando está à frente das necessidades do
mercado, pois segundo SCARPATI,2008, o conhecimento de tecnologia agrega valor
a experiência turística, que por sua vez estar interligada a ferramentas como
comunidades virtuais, redes de sistemas e segmentos de mercado.
Estes
são os aspectos fundamentais que devem estar atrelados ao turismólogo egresso,
de forma que possa atuar em um mercado amplo, visto as muitas opções de ofertas
de destinos turísticos e atrativos, de maneira que possa fazer parte da mesma e
desenvolve-la, colaborando na construção de novos roteiros e propostas que
atente para a valorização cultural, histórica, social e ambiental, com ênfase
no uso responsável dos recursos naturais, visto que os turistas estão cada vez
mais conscientes e preocupados com esses elementos, denotando um novo perfil de
turista na atualidade que leva em consideração o cuidado com a sustentabilidade
local, seja relacionada ao meio ambiente ou no social.
José Roberto Henrique Rebouças de Lima
#100x1ANO (20/100) 47ª Corrida Augusto Severo
Em meio a contratempos, tive um domingo muito divertido e prazeroso, fui com os amigos da academia correr em Macaíba, uma cidade situada no entorno da cidade do Natal. Participei da 47ª corrida Augusto Severo, umas das mais tradicionais de todo o RN, segundo ouvi por lá, se trata da 3ª corrida mais antiga em todo o estado. É muito bacana se envolver com esse tipo de atividade e buscar participar sempre que possível e quando se faz isso em grupo, acaba havendo maior estimulo para continuar, então a companhia dos amigos da SportLife Academia é sempre muito válida, peguei carona com: Rafael, Mariana e Diego... Dessa vez houve uma queda no meu rendimento, visto que dei uma relaxada com o #100x1ANO, além de algumas variáveis como fome e o relevo do trajeto que além de ser desconhecido, praticamente era só subida, isso na primeira volta. Fiz 5Km em 27:11 e consegui a colocação 62... 12/07/2015
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