quinta-feira, 21 de maio de 2015

Roupas: Um possível problema na vida de um cristão?


Exato! Não é um cabelo, roupa ou acessório que afastará o Espírito Santo de um indivíduo. A forma como as pessoas se vestem tem ligação direta com a cultura do local, pois além dos costumes da região, deve-se levar em conta aspectos como: condições climáticas, faixa etárias e interesses particulares. Lembro de um professor que me dizia: " é melhor que você peque por excesso do que pela falta" (vez ou outra ia além do necessário para responder questões das provas), então não vejo necessidade de recriminar quem se excede acerca das suas vestes, é algo tão íntimo de cada um, é tão pessoal.

No entanto, cabe bom senso, pois normalmente a ótica alheia vem carregada de etnocentrismo (o julgamento tendo como referências valores e princípios próprios como melhores e superiores). Bom senso, acho que esse é o ponto, juntamente com o conhecimento bíblico (Tô falando sobre princípios cristãos, alô...), pois além da bíblia ser um livro para ser estudado e por mais que cada versículo traga importantes conselhos para aplicarmos em nossas vidas, existe um contexto literário e quando somos alertados em coríntios 6.19 que o nosso corpo é santuário do espírito de Deus, essa repreensão vem como aconselhamento sexual, dizendo que é pecado o sexo com prostitutas (ou seja, nosso corpo em sua totalidade é algo importante que precisa ser preservado, mas isso não muda o sentido do versículo)...

Enfim, não é certo jogar versículos aleatórios a fim de moldar comportamentos, pois quando há mudança de mente, há reflexos no exterior, sabendo o que cabe ou não. Existe um código de conduta na sociedade, fazendo-se necessário a existência de respeito pelas escolhas dos outros, ainda mas entre um povo que sim, é livre, pois Cristo o libertou. Deus não é intolerante e por vezes diz em sua palavra não ser preciso que haja preocupações com roupas e outros recursos, elas podem incentivar o pecado, mas é a mente quem o gera (discussão longa...) e com bom senso, provavelmente Quem você representa não será desrespeitado.

Fico me perguntando como seria se depois de adentrar nua floresta para evangelizar índios que vivem pelados entre si com naturalidade e em respeito mútuo, se teria o direito pós apresentação de Jesus Cristo de dizer que eles precisariam usar roupas, pois não levei em consideração as dificuldades que minha opinião pessoal pode gerar até mesmo no processo de subsistência dos mesmos. Por fim: "Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los", Mateus 23:4.