quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mercado de trabalho destinado ao perfil do turismólogo (Fragmento sem revisão)


           O mercado turístico abrange muitos setores e segmentos, uma vez que se trata de prestação de serviços, venda de imagens e recursos naturais, estes existem com vista em uma demanda crescente, pois os turistas viajam por inúmeros fatores motivacionais que fazem com que haja neste meio a possibilidade de trabalhar em diferentes tipos de empresas e organizações reais, pois o turismo proporciona um cenário que estar constantemente em mutação, de forma que a atividade turística se renova com frequência, pois a mesma possui uma dinâmica favorável no que diz respeito a necessidade de mão de obra qualificada para atuar e desenvolver as diferentes esferas operacionais do setor, fazendo com que haja geração de emprego e renda, movimentando a economia dos territórios turísticos, de forma  que, operários e colaboradores são os responsáveis pelo crescimento contínuo de tal atividade.
O turismo como atividade coloca-se em um cenário composto por diferentes setores, de forma que este ambiente, segundo BENI, Sistema de Turismo, SISTUR, engloba o mercado de trabalho em diferentes planos, integrando a atividade turística, uma vez que estes fatores se relacionam direta e indiretamente com a inserção do turismólogo egresso no mercado de trabalho, pois os componentes dos subsistemas do SISTUR, tendem a influenciar na qualificação do profissional, visto que no macro ambiente, existem vários aspectos que influenciam nas contratações desses profissionais, seja a concorrência com profissionais com formação em outras áreas ou falta de experiência ou conhecimentos específicos. No contexto do mercado turístico, cenário para qual o turismólogo egresso construiu sua formação acadêmica, percebe-se que o conhecimento adquirido nas IES não é suficiente, visto que este ambiente requer profissionais com conhecimentos específicos, os quais não são contemplados no Projeto Pedagógico do Curso, tais como: o conhecimento prático de ferramentas de tecnologia e informação. Tais fatores podem ser ainda maiores dependendo do segmento do mercado turístico no qual o turismólogo queira atuar, como a necessidade de que o profissional tenha o domínio de línguas estrangeiras, estes aspectos existentes no ambiente do SISTUR, assumem parcela de responsabilidade na inserção ou não do turismólogo no mercado.
Para o desenvolvimento adequado da atividade turística é preciso que haja no mercado profissionais que possuam características que ressaltem a disposição inata para o profissional do turismo, de acordo com RUSCHMANN, esta classe precisa ser composta por pessoas que tenham vocação para lidar com sentimentos alheios, devido a heterogeneidade do público, com vista nos aspectos culturais da demanda, tais como: regionalidade, nacionalidade, idioma, cultura e demais diferenças sociais, de forma que a necessidade de entendimento acerca do social, juntamente com conhecimento técnico de operacionalização e  senso crítico, faz com que o Turismólogo tenha o perfil ideal para estar como opção para ocupar os postos de trabalhos existentes no mercado turístico, pois,
Ao trabalhar com turistas, o profissional tem em suas mãos uma parcela da felicidade das pessoas, representada por suas atividades de lazer e suas férias, um tempo “mágico”, fora do local e das tarefas da existência habitual. Trata-se de uma responsabilidade muito grande e, para melhor entende-la, é preciso que o bacharel em Turismo tenha as seguintes aptidões: disposição inata para a profissão e conhecimentos técnicos. Ruschmann (2002, p.10)
Portanto, o Turismólogo deve ser o profissional que represente as organizações presentes no contexto da atividade turística, pois este constrói uma formação que o faz buscar a excelência na realização das suas atribuições, tendo também a preocupação com os aspectos sociais, de forma que o turismo aconteça prezando pela conservação cultural e dignidade humana das comunidades receptoras, ressaltando o cuidado com os fatores sociais, juntamente com os conhecimentos técnicos que fazem parte do perfil do Turismólogo. Dessa forma, o perfil do Turismólogo se diferencia dos demais por ser um profissional que possui conhecimentos técnicos necessários e que estão atrelados ao turismo, além de dominar um conjunto de operacionalizações específicas do setor.
Nesse sentido, existe no mercado turístico uma série de segmentos a serem trabalhados pelos Turismólogos, com vista na sua formação, que o permite trabalhar com vários campos distintos, visto que a matriz curricular é idealizada para que o graduando possa atuar eficazmente em empresas dos setores públicos e privados que se fazem presentes no cenário que compõe o campo de trabalho. Percebe-se que o profissional Turismólogo tem perfil para atuar em setores tradicionais que estão vinculados ao turismo, já que a atividade precisar dos mesmos para acontecer, no que diz respeito a prestação de serviços, de acordo com Ansarah, são estes: Hospedagem, Transportes, Agenciamentos, Alimentação, Lazer, Eventos, Hospitalidade. Portanto, essa grande diversidade de segmentos são campos destinados a profissionais que tenham perfis em consonância com a atualidade e a dinâmica desse mercado, pois o domínio dos conhecimentos específicos faz com que o Turismólogo acompanhe esse processo de mudanças e adaptações, pois,
A diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes empresas envolvidas – tanto públicas como privadas – faz com que o bacharel em turismo e em hotelaria tenha um conjunto de informações e conhecimentos específicos constantemente atualizado. Ansarah (2002, p.44).
O turismólogo pode ainda atuar no desenvolvimento da atividade turística, de forma que o planejamento e gestão coloca-se como campo, uma alternativa para o mesmo, tanto na administração pública, aonde se trabalha os fatores necessário para o crescimento da atividade turística, no que diz respeito ao desenvolvimento correto do turismo por profissionais que estão aptos a pensar na atividade como algo que pode melhorar os aspectos socioculturais, ambientais, estruturais e econômicos, como também no setor privado, aonde se encontra nos equipamentos turísticos, a possibilidade de trabalhar com a organização administrativa ou em áreas correlacionadas ao cenário  da atividade turística.
De forma que, deve existir inúmeras alternativas para os turismólogos egressos no mercado turístico natalense, pois a cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte contempla um grande potencial para a atividade turística, por se tratar de uma cidade litorânea e que possui quantidade relevante de empreendimentos turísticos, que possibilita vários segmentos, desde hospedagem, restauração, lazer, locadoras de veículos e entretenimento, além de contar com a adoção de políticas públicas e criação de diretrizes por órgãos como a Secretária Municipal e Estadual de Turismo, que juntamente com investimentos tanto públicos quanto privados, visam o  crescimento da atividade, pois o turismo é capaz de movimentar o cenário econômico de forma que torna-se possível gerar receita e distribuí-la com os operários do fenômeno que atuam profissionalmente na atividade.
Natal vem se consolidando como uma das principais cidades do país a ter como principal público os brasileiros, de forma que o Turismo doméstico no atual momento é o responsável por movimentar o setor, uma vez que desde 2008 o turismo internacional passa por crise, visto uma série de fatores que estão relacionadas com a atividade turística. Natal deixou de ser um destino atrativo para estrangeiros pela crise na Europa, que aliado aos fatores internos, como falta de segurança, infraestrutura e qualificação dos profissionais da área, colaboraram para a diminuição do público internacional que passou a escolher outros destinos turísticos, de forma que o atual administração da cidade, o então prefeito Carlos Eduardo Alves deva despertar para a atividade, pois com a proximidade da realização da copa do mundo, o maior evento esportivo já realizado, torna-se necessário que Natal tenha todo o contexto turístico desenvolvido, tanto nos aspectos de infraestrutura, equipamentos turísticos, serviços e profissionais da área, de forma que este evento possa servir de intermédio para um fluxo contínuo de estrangeiros pós copa do mundo na cidade.
Dessa forma, a realização da copa do mundo é tida como um marco considerado relevante para o turismo, uma vez que os olhos do mundo vão estar no Brasil, país sede, mais precisamente nas cidades escolhidas para a realização dos jogos, sendo necessário uma quantidade expressiva de trabalhadores para atuar diretamente no setor turístico ou nos demais que tenham correlação com prestação de serviços, por isso, espera-se que este evento absorva para ocupar os postos de trabalhos em sua maioria profissionais com formação no turismo, de forma que o turismólogo egresso seja tido como principal opção, uma vez que este se coloca no mercado tendo competências que estão relacionadas não só com o saber servir, como em relação a compreensão de aspectos tidos como subjetivos, como os sociais, uma vez que em um evento como a copa do mundo, deve-se atentar para o cuidado com os fatores culturais, pois não só os estrangeiros, como brasileiros de diversas partes do país devem estar em Natal.
Nesse sentido, o profissional egresso deve preocupar-se com as mudanças e tendências do mercado turísticos natalense, estando preparado para atuar nas diferentes esferas do setor, pós copa, pois se espera que o maior evento esportivo do mundo realizado na capital do Rio Grande do Norte, traga mudanças em diferentes aspectos, e que estas possam ser favoráveis para os turismólogos, uma vez que todo o cenário da atividade deve estar aquecido economicamente, pois o processo de globalização coloca-se como fator responsável para o intercâmbio de pessoas, que através da compra de bens e serviços movimentam o setor, que inclusive, tende a criar uma série de políticas voltadas para o turismo e seus profissionais, fortalecendo a categoria, de forma que fique visível a necessidade de turismólogos atuando diretamente com as atividades características do mercado turístico, o que contribui para o reconhecimento da profissão do turismólogo egresso.
Meio a isso, percebe-se também que o mercado turístico tem como tendência a sofisticação de seus recursos tecnológicos, de forma que todos os seus processos sejam modernizados, a fim de melhorar o nível de qualidade dos serviços e de diminuir cada vez mais o tempo gasto nas operações, por isso o egresso deve se qualificar no que diz respeito aos processos de informática, tendo conhecimento de sistemas operacionais utilizados nas organizações que integram o cenário turísticos, procurando está à frente das necessidades do mercado, pois segundo SCARPATI,2008, o conhecimento de tecnologia agrega valor a experiência turística, que por sua vez estar interligada a ferramentas como comunidades virtuais, redes de sistemas e segmentos de mercado.
Estes são os aspectos fundamentais que devem estar atrelados ao turismólogo egresso, de forma que possa atuar em um mercado amplo, visto as muitas opções de ofertas de destinos turísticos e atrativos, de maneira que possa fazer parte da mesma e desenvolve-la, colaborando na construção de novos roteiros e propostas que atente para a valorização cultural, histórica, social e ambiental, com ênfase no uso responsável dos recursos naturais, visto que os turistas estão cada vez mais conscientes e preocupados com esses elementos, denotando um novo perfil de turista na atualidade que leva em consideração o cuidado com a sustentabilidade local, seja relacionada ao meio ambiente ou no social.

José Roberto Henrique Rebouças de Lima

Nenhum comentário: